Projeto - Ensino Fundamental

PROJETO CORES E SABORES

JUSTIFICATIVA
Descobrir a importância da fruta para nossa alimentação, explorando a fruta como um todo, identificando o doce e o azedo. Percebendo a diferença de cada uma, manifestando preferências e promovendo a estimulação de suas percepções sensoriais.

OBJETIVO GERAL
Estimular a linguagem, conhecendo o nome das frutas, explorando sua textura, peso, cor, tamanho e forma. Estimulando os órgãos dos sentidos como: paladar, visão, tato, olfato e audição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a fala;
Melhorar a mastigação;
Estimular os órgãos do sentido;
Trabalhar as diferentes cores através de histórias, pinturas, experiências sensoriais;
Desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores.
Trabalhar a percepção de igualdade, semelhanças, diferenças, maior, menor, leve e pesado.

CONTEÚDOS
Classificação das frutas, cores, sabores, texturas (doce, azedo);
Classificação de outros produtos como gelatina, bebidas (suco, bebidas lácteas).
Pinturas e colagens;
Desenvolvimento da linguagem oral;

METODOLOGIA
Montar garrafas com as cores (água e corante);
Músicas que falem de cores;
Livro de leitura;
Apresentar algumas frutas, falar a cor textura e estimular a degustação;
Conversa dirigida;

AVALIAÇÃO
Será realizada por meio de observação, participação, atenção, levando em conta a evolução e envolvimento dos alunos.

BIBLIOGRAFIA
Currículo Funcional Natural – Manual prático para a aplicação na escola de educação especial da APAE de Bauru. Bauru; 03 de janeiro de 2011.

Fotos