Evento
DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.
20/03/2015 - 15:17:54hs
Na APAE de Ourinhos a comemoração aconteceu no dia 20/03 na praça Franklin Correa da Silva, em frente à escola EMEF. Profª Josepha Navarro Lemos e contou com a participação dos alunos da APAE (Sede e Rural), professores, pais, comunidade, imprensa e a participação especial de alunos e professores da EMEF. Profª. Josepha Navarro Lemos. Foram apresentadas danças, coral com interpretação em libras, apresentação de flauta e canção do hino na APAE de Ourinhos.
O dia 21 de março já é lembrado em diversos países, mas agora passou a fazer parte do calendário oficial de 193 países membros das Nações Unidas, onde se comemora em todo mundo o dia da Síndrome de Down, essa data foi escolhida devido a 3 cromossomos no par 21.
Não poderíamos deixar de mencionar que as instituições em especial a APAE trabalham com afinco para superar obstáculos e limitações arraigadas e permeadas pela cultura que muito tempo fora excludente, proporcionando atendimento às crianças, adolescentes e adultos contando com uma equipe de profissionais capacitados da área da educação, saúde e assistência social.
A Síndrome de Down não é uma doença, é uma ocorrência genética natural que esta presente em todas as raças. Durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos em vez de 46 que se formam normalmente. O material genético em excesso que se localiza no par 21 altera o desenvolvimento regular da criança.
Com o apoio dos pais, da educação, saúde e sociedade as pessoas com Síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com Síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando a universidades.
Justamente por isso essa data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o individuo com Síndrome de Down merece RESPEITO, GARANTIA DE DIREITOS, OPORTUNIDADES, AMOR, ESTÍMULO E PORTUNIDADES NA SOCIEDADE.