Projeto - Ensino Fundamental

PROJETO PSICOMOTRICIDADE

JUSTIFICATIVA
Os caminhos para chegar ao educando é promover atividade lúdica que para ele seja diversão, aprendizagem, exercício e desafio. Diante disso o projeto visa estimular o aluno a construção do seu próprio conhecimento por meio de jogos e brincadeiras que proporcionem o desenvolvimento e a criatividade.

OBJETIVO GERAL
Promover o lúdico (brincar/jogar) em atividades de animação e interação social, visando à aprendizagem e o desenvolvimento dos aspectos afetivo, físico e motor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a psicomotricidade através da bola, bambolê, boliche, etc.;
Socialização;
Desenvolver noção de tamanho: grande, pequeno, maior, menor, grosso, fino;
Ter noção de quantidade: muito, pouco, mais, menos,etc.;
Adquirir noção de volume: cheio, vazio, pesado, leve;
Orientação espacial, dentro/fora, atrás/frente embaixo/em cima;
Orientação temporal, antes, depois, perto, longe;
Desenvolver a coordenação motora ampla;
Ter noção de cores;
Atender ordens;
Trabalhar musicalidade e ritmos;
Noções de regras nos jogos;
Desenvolver atenção e concentração;
Desenvolver o equilíbrio;
Explorar o jardim sensorial;
Desenvolvimento do esquema corporal;
Movimentos de pular, jogar, arrastar, subir, descer;
Estimulação sensorial;

METODOLOGIA
As atividades serão realizadas de forma lúdica, por meio de jogos pedagógicos e brincadeiras com finalidade de contribuir para o desenvolvimento global do educando, estimulando - os dessa forma a aprender realizando diferentes tipos de movimentos, interação e socialização.

CONTEÚDOS
Brincadeiras/ jogos;
Regras;
Conversa dirigida;
Socialização;
Esquema corporal;
Música;
Jogos pedagógicos;
Bola, boliche, bambolê, obstáculos.
Atividades no parque;

AVALIAÇÃO
Será feita no decorrer do ano por meio de observação, participação interesse e desenvolvimento de cada educando.

BIBLIOGRAFIA
Currículo Funcional Natural – Manual prático para a aplicação na escola de educação especial da APAE de Bauru. Bauru; 03 de janeiro de 2011.

Fotos