Apae Ourinhos

Notícia

APAE de Ourinhos participa do Seminário sobre Saúde e Prevenção à Deficiências realizado em Valinhos - SP

17/06/2015 - 18:05:33hs

No dia 16/06/15 (terça-feira) profissionais de diferentes áreas do Movimento Apaeano participaram do “Seminário Saúde e Prevenção à Deficiências”, que aconteceu na APAE de Valinhos, das 09h às 16h.
Ministrado pelo professor e doutor geneticista, Rui Fernando Pilotto, que também é Coordenador Nacional de Saúde da FENAPAES (Federação Nacional das APAES), o seminário teve como objetivo a disseminação de conhecimento especializado a respeito das ações de prevenção de deficiência.
Temas como aconselhamento genético, fluxograma de investigação genética e Síndromes, diagnóstico, foram focos do seminário.
Associado à palestra, foi possível conhecer um pouco mais sobre a Síndrome do X frágil e o trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto Zeca Muggiati na cidade de Curitiba – PR. Com a colaboração de Sabrina Muggiati e Luz Maria Romero, foi apresentado o Projeto “Eu digo X” criado em 2013 com o objetivo de promover o conhecimento, conscientização e a transmissão de informações sobre a prevenção e tratamento da Síndrome do X Frágil.
Além de abordar algumas deficiências, diagnósticos e prevenção, Dr. Rui convocou os participantes para uma discussão sobre as possíveis ações de prevenção em âmbito municipal, estadual e federal para a promoção da qualidade de vida da pessoa com deficiência. O evento faz parte das ações de prevenção e saúde da FEAPAES-SP em parceria com a Federação Nacional das APAEs. Participaram desse evento a coordenadora técnica de saúde e assistência social Daniele Pariz Trintinália e a Diretora Técnica Vera Lucia Ferreira Lima.

Abaixo seguem alguns links para divulgação dos temas abordados:

www.eudigox.com.br

www.gravidez-segura.org