Apae Ourinhos

Histórico

APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ourinhos

Conheça a história da APAE e do Movimento Apaeno

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma sociedade civil e filantrópica, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência mental. A APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em 2 mil municípios em todo o território nacional. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das APAEs, mostrou que a APAE é conhecida por 87% dos entrevistados é tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na Rede Pública de Saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, e a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

O Movimento Apaeano

O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. Atualmente, o movimento congrega a Federação Nacional das Apaes, 23 Federações Estaduais e 2 mil APAEs distribuídas em todo o país, que propiciam atenção integral a mais de 244.000 pessoas com deficiência. É o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.

A APAE Ourinhos

A Apae de Ourinhos foi fundada em 19/06/1968, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos que presta atendimentos às pessoas com deficiência mental, deficiência múltipla, autismo e famílias. Atualmente 235 pessoas são atendidas diariamente nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Fotos Antiga da Apae